13ª edição da Bienal de Arquitetura discute as transformações provocadas pela pandemia

Após dois anos de pandemia, a Bienal de Arquitetura volta com sua programação presencial. Com o tema “Travessia”, o evento, realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB/SP), acontecerá dos dias 27 de maio a 17 de julho de 2022, em São Paulo (SP). Em sua 13ª edição, o evento
The post 13ª edição da Bienal de Arquitetura discute as transformações provocadas pela pandemia appeared first on FNA.Read More

Após dois anos de pandemia, a Bienal de Arquitetura volta com sua programação presencial. Com o tema “Travessia”, o evento, realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB/SP), acontecerá dos dias 27 de maio a 17 de julho de 2022, em São Paulo (SP). Em sua 13ª edição, o evento pretende estimular reflexões críticas com relação ao espaço contemporâneo, enquanto desdobramento de eventos passados e ainda em curso, por meio de narrativas que reconstruam temporalidades e levantamentos coletivos de memórias apagadas.

Ainda será debatido a relação entre corpos e territórios pelo viés de sua agência, seus apagamentos e suas resistências. O IAB/SP lançou eixos norteadores preliminares que ajudam a entender melhor a proposta das fundações do evento. São elas: Democracia, Corpos, Memória, Informação e Ecologia. A Bienal reúne trabalhos de 10 convidados e de 23 selecionados por uma chamada aberta. A edição é composta por uma extensa programação, com conferências, mesas temáticas e performances, que acontece nos espaços públicos da Avenida Paulista: Sesc, Itaú Cultural e Instituto Moreira Salles. Além de atividades educativas, visitas guiadas, oficinas e mediação. É possível confirir a programação completa no site www.bienaldearquitetura.org.br.

Os convidados que farão apresentações artísticas são:

Arquitetura na Periferia (Minas Gerais – Brasil);
Banga Nossa (Angola);
Christophe Hutin (Paris, França);
Coletivo Coletores (São Paulo, Brasil);
Dele Adeyamo (Nigéria/Reino Unido);
Francis Kéré (Gando – Burkina Faso);
Jaime Lauriano (São Paulo – BR);
Mona Rikumbi (São Paulo – Brasil);
Mouraria 53 (Bahia – Brasil);
Uýra Sodoma (Amazonas – BR).

Em continuidade à prática iniciada na última Bienal, o IAB/SP abriu uma chamada de trabalhos para fazer parte da programação. Foram selecionados 23 projetos, sendo 19 do Brasil e o restante de Porto Rico, México, Chile e EUA. Foram aceitas propostas de diversos formatos e linguagens, como: maquetes, objetos táteis, imagens impressas, mídias audiovisuais, podcasts, intervenções urbanas, artísticas, textos literários ou pesquisas científicas.

A cerimônia de abertura no Sesc Avenida Paulista acontece no dia 27 de maio, às 18h30, e contará com a presença de Joice Berth, arquiteta e urbanista pela Universidade Nove de Julho e pós-graduada em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Já a abertura no Centro Cultural São Paulo acontece no dia 04 de junho, às 17h, com performance da drag queen Uýra Sodoma.

Com informações do CAU Brasil

The post 13ª edição da Bienal de Arquitetura discute as transformações provocadas pela pandemia appeared first on FNA.

FNA

publicado
Categorizado como Nacional