nacional

Protestos e mobilizações marcam os 160 anos da Caixa

O aniversário de 160 anos da Caixa Federal foi marcado por protestos e mobilizações pelo país nesta terça-feira (12/01). Para chamar a atenção dos brasileiros para as ameaças sofridas pelo maior banco público do Brasil e para os efeitos que a privatização do mesmo pode trazer, às 11h, entidades e movimentos sindicais se reuniram e The post Protestos e mobilizações marcam os 160 anos da Caixa appeared first on FNA.Read More

O aniversário de 160 anos da Caixa Federal foi marcado por protestos e mobilizações pelo país nesta terça-feira (12/01). Para chamar a atenção dos brasileiros para as ameaças sofridas pelo maior banco público do Brasil e para os efeitos que a privatização do mesmo pode trazer, às 11h, entidades e movimentos sindicais se reuniram e promoveram um tuitaço utilizando as tags #ConvocaCaixa, #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil, #PrivatizaNão e #Caixa160anos. A ação movimentou o Twitter com informações históricas sobre a Caixa e com frases em defesa do banco.

Funcionária da Caixa, a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia, declara que é necessário defender o banco das ameaças de privatização do atual governo. “Precisamos defender a Caixa como 100% Pública, assim como outras estruturas fundamentais para implementar políticas públicas e garantir acessos a serviços para toda população brasileira. A pandemia do coronavírus aprofundou ainda mais os desafios e a demanda imediata por planejamento nas nossas cidades”.

Diversos atos foram realizados por estados brasileiros contra o desmonte. Conforme informações do site da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), mobilizações estavam previstas para ocorrer em Brasília, no Piauí, em Belo Horizonte, em São Paulo e na Bahia. Além disso, a Fenae promoveu debate, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo canal no YouTube da Federação. Em pauta estavam temas como importância dos empregados durante a pandemia, as ameaças de privatização e os desafios das entidades para os próximos anos.

A ameaça mais contundente em relação à Caixa foi a Medida Provisória 995, editada em agosto de 2020. A Medida permitiu a criação de subsidiárias do banco com o objetivo de privatização. O documento perdeu a validade no dia 3 de dezembro, mas o período de vigência do documento foi suficiente para preparar áreas essenciais do banco para venda, como as ligadas à Caixa Seguridade e, inclusive, o banco digital.

“A importância social e histórica da Caixa precisa ser compreendida em suas várias dimensões: econômica, ambiental, política, social, cultural, alimentar e civilizatória. Uma nova etapa de propósito surge no horizonte da mobilização para assegurar que o banco se mantenha como empresa pública. A preocupação com o futuro vincula-se a toda uma articulação para que a Caixa permaneça em sintonia com o ritmo do desenvolvimento sustentável e com as diversas demandas que emergem dos movimentos sociais ao redor do país”, afirma Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

Com informações da Fenae
Foto em destaque: Divulgação/ Sindicato dos Bancários da Bahia

>> Leia entrevista com o presidente da Fenae em https://www.fenae.org.br/portal/fenae-portal/noticias/caixa-publica-e-de-carater-social-simboliza-o-que-queremos-defender-no-brasil-afirma-sergio-takemoto.htm

The post Protestos e mobilizações marcam os 160 anos da Caixa appeared first on FNA.

FNA